O pão, sinônimo de vida e trabalho, é um alimento de grande importância presente no dia a dia de diversas culturas. Célebres frases foram escritas sobre este alimento constituído basicamente de trigo e água. “Se não têm pão, que comam brioches,” atribuído à princesa austríaca Maria Antonieta. Panen et sircese, em português “Pão e Circo”, escrito pelo poeta romano Juvenal quando satirizava contra políticos que faziam pouco pelo povo, mas brindavam “shows” com gladiadores. “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”, oração mais importante do Cristianismo. De uma forma ou outra, o pão está culturalmente presente nas nossas vidas em momentos de confraternização e reunião familiar.

Foi pensando em promover a qualidade gastronômica que o Restaurante Casa do Rio resolveu proporcionar aos seus clientes um novo produto: um pão artesanal feito de mandioca e levain. O boulanger* Ranka Sandino é o responsável pela consultoria e explica que “levain é um fermento natural sem adição de conservantes que não fermenta no estômago ou intestino. É uma alimento fácil de digerir e se desta por ser saudável”.

O pão de fermentação natural é de crescimento lento. Em média dura 24 horas de fermentação, ou seja, é um slowfood (movimento italiano que tem como objetivo promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente). “A elaboração deste tipo de pão é um processo artesanal e muito prazeroso, comenta Sandino.

Dessa forma, a equipe do Restaurante Casa do Rio, tem a expectativa de brindar uma maior satisfação e manter a qualidade da atual “entrada” servida aos clientes. Essa é mais uma iniciativa alinhada à visão da empresa: procurar sempre estar na vanguarda das tendências gastronômicas, de saúde e bem-estar, respeitando o planeta e procurando sempre melhorá-lo.

*Boulanger: Boulanger ou Chef Boulanger é a pessoa responsável pela produção de pães. A palavra “boulanger”, do francês, significa “padeiro”.