Receita do Barreado

Sinônimo de fartura, festa e alegria, o Barreado vem da expressão barrear a panela com farinha de mandioca para evitar que o vapor escape e o cozido seque.

A origem do famoso prato típico paranaense é açoriana e tem um ritual de 300 anos. Junto com a vinda dos portugueses, no século XVIII, o barreado acompanhou as manifestações culturais locais como o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca.

O barreado tem uma preparação simples e isso garantiu que a receita fosse mantida por tantos anos. A principal característica é que durante os dias de festa do fandango o prato era reaquecido a cada refeição. Mesmo requentado o delicioso sabor se mantinha devido ao caldo grosso que se formava junto com a carne macia.

No Restaurante Casa do Rio os clientes podem saborear o prato, além de assistir uma apresentação sobre a história e preparação da receita nos finais de semana.

Leia também: Entrevista sobre os desafios e inovações no setor gastronômico com Lourenço Malucelli, diretor do Restaurante Casa do Rio.

http://restaurantecasadorio.com.br/lourenco-malucelli-conversa-com-o-info-casa-do-rio-sobre-desafios-e-inovacoes-no-setor-gastronomico/